quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lenda do Jaú "Negro"

O desafiador Jaú “negro” do Sepotuba


Há mais de 20 anos um jaú desafia pescadores do Brasil no rio Sepotuba, em Tangará Da Serra. O Paulicea lutkeni, mais conhecido como jaú, vive nas correntes grandiosas do rio Sepotuba e nos rios amazônicos.
A tentativa de capturar o peixe são em vão pois ele é voraz e é a espécie de maior proporção da região de Tangará. O jaú negro para ser pescado precisa de equipamentos de pescas superiores aos demais como por exemplo : carretilha ,1kg de chumbada etc.
A relatos de pescadores da região que dizem que durante uma pescaria em 1998 o grande jaú era tão forte que lutou durante 3 horas e quando estava demostrando ceder aos pescadores, e ele no impulso virou o barco com os pescadores.
João Manuel que é pescador afirma que a história não é mito , segundo ele já deu de cara com o jaú negro, porém como não estava com a linha certa o peixe escapou, no entanto a luta foi boa e na semana seguinte João retornou e ficou acampado vários dias a espera do “Negro”,teve dois ou mais encontros com o peixe e não conseguiu pegá-lo.Tem pescadores que chegam a se irritar só em ouvir falar do terrível Jaú negro, acusado de abocanhar o pacus de 5 kg já fisgados pelos pescadores exatamente quando estavam sendo retirados da água. Mas sem dúvida nenhuma, o jaú ainda vai intrigar muitos pescadores até que um dia alguém tenha felicidade de capturar o maior peixe do rio Sepotuba.

Ana Paula de Souza Pereira
e Claudiane Moreira

3ºano “D”

Nenhum comentário:

Postar um comentário